sexta-feira, 28 de março de 2008

José Emílio Pacheco

Indesejável



Não me deixa passar o guarda.
Ultrapassei o limite de idade.
Provenho de um país que já não existe.
Os meus papéis não estão em ordem.
Falta-me um carimbo.
Preciso de outra assinatura.
Não falo a língua.
Não tenho conta no banco.
Reprovei no exame de admissão.
Extinguiram o meu posto na fábrica imensa.
Desempregaram-me hoje e para sempre.
Não tenho nenhuma cunha.
Levo aqui deste mundo vasto tempo.
E os nossos amos dizem que já é hora
de me calar e de me fundir com o lixo.



(versão minha)

1 comentário:

Albino M. disse...

Aqui deixo, por curiosidade apenas,
a minha própria versão, publicada em:

http://ruadaspretas.blogspot.com/2008/06/jos-emlio-pacheco-indeseable.html


O guarda não me deixa passar.
Ultrapassei o limite de idade.
Venho de um país que já não existe.
Os meus papéis não estão em ordem.
Falta-me um carimbo.
Preciso de outra rubrica.
Não falo a língua.
Não tenho conta no banco.
Reprovei no exame de admissão.
Extinguiram-me o posto na grande fábrica.
Desempregaram-me hoje, para sempre.
Careço de todo de influências.
Ando cá neste mundo há longo tempo.
E nossos amos dizem que é hora já
de me calar e afundar-me no lixo.


(Trad. A.M.)