terça-feira, 19 de abril de 2022

John Smelcer

 O urso polar

(Ilha de Flaxman, Oceano Ártico, 1982)



Uma vez, quando eu era jovem,
aconteceu-me uma coisa extraordinária.

Remava junto à margem no meu caiaque
quando vi um urso polar sentado no gelo

à procura de alimento. Era um urso enorme.
Saltou para dentro de água e começou a perseguir-me.

Talvez tenha pensado que eu era uma foca gigante.
Nadou três vezes à volta do meu caiaque.

Bati-lhe com o remo e gritei-lhe,
"Vai-te embora! Deixa-me em paz!"

Por fim ele decidiu voltar para terra.
Devo ter sido abençoado por algum corvo.

E nisto consiste a minha história. Seja como for,
agora quero falar de uma coisa completamente diferente.



(Versão minha. Fonte: Modern Poetry in Translation (War of the Beasts and the Animals - Russian and Ukrainian Poetry; 2017, nº 3, p. 59).

Sem comentários: